Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38116

Compartilhe esta página

Título: Estudo de caso sobre aspectos motivacionais em participantes de hackathons cívicos : uma análise sobre a continuidade das soluções desenvolvidas
Autor(es): GONÇALVES, Breno Alencar
Palavras-chave: Engenharia de Software; Hackathon; Engajamento cívico; Dados Abertos
Data do documento: 6-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Breno Alencar. Estudo de caso sobre aspectos motivacionais em participantes de hackathons cívicos: uma análise sobre a continuidade das soluções desenvolvidas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Nos últimos anos, setores do governo têm se interessado por realizar hackathons cívicos como meio útil para promover a participação cívica na reutilização de dados abertos, abordando problemáticas da cidade através de desafios e gerando oportunidades para que comunidades criativas possam colaborar com aplicativos inovadores. Pessoas de diferentes áreas de conhecimento podem trabalhar de forma colaborativa para criar algo de valor agregado e melhorar a vida na cidade, porém os organizadores de hackathons não têm obtido êxito em fomentar a continuidade das soluções pós-hackathon. Apesar dos benefícios e da popularidade dos hackathons, onde resultados iniciais normalmente excedem as expectativas dos organizadores, no entanto, os resultados até agora raramente são concluídos e disponibilizados para os cidadãos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as motivações que atraem as pessoas a participarem de hackathon cívico, analisando os aspectos motivacionais dos participantes e os aspectos que influenciam na continuidade das soluções, de modo que melhorias no formato do hackathon possam ser sugeridas para eventos futuros e os cidadãos possam se beneficiar dos aplicativos produzidos. Foi escolhido como método um estudo de caso focado na percepção dos participantes das cinco últimas edições do Hacker Cidadão, hackathon promovido pela Prefeitura do Recife desde 2013. A pesquisa utilizou-se de método misto, com uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, onde na primeira fase utilizou uma abordagem quantitativa para tentar identificar evidências sobre os possíveis aspectos motivacionais e suas relações, que atraem os participantes de hackathons. Uma abordagem qualitativa de caráter exploratório foi realizada na segunda fase da pesquisa, a qual também se chamou de pesquisa pós-hackathon. Ao final da coleta dos dados, realizou-se uma análise dos resultados encontrados, possibilitando identificar aspectos comuns nestes dados, bem como levantar as possíveis causas responsáveis pela decisão de continuar ou abandonar os aplicativos vencedores, resultantes do Hacker Cidadão. Os resultados mostram que aspectos motivacionais variam de acordo com o perfil do participante, onde foi possível encontrar correlações fortes quando os dados são agrupados por gênero ou faixa etária. Os resultados encontrados confirmam a importância do aprendizado como aspecto motivador para participantes de hackathons, e que junto com o “pensar fora da caixa” são os aspectos motivacionais mais citados como motivadores. O estudo mostrou também que há uma forte influência relacionada ao apoio da organização do evento na decisão de continuidade da solução, e que o apoio financeiro pode ser um fator decisivo para a continuidade dos projetos vencedores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38116
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Breno Alencar Gonçalves.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons